assinatura
HOME




Evite multas e acidentes, saiba quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de beber.


É senso comum que, quando se consome bebida alcoólica, é sensato — e esperado — que se mantenha distância do volante. Dirigir embriagado não só pode te trazer uma multa salgada, com direito a detenção e apreensão do veículo, como também colocar a sua vida, e a de outras pessoas, em risco.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações muito importantes para que você se previna toda vez que quiser beber umazinha.

Quer saber quanto tempo você tem que esperar para dirigir depois de beber? Continue lendo.


Entenda a Lei Seca


Primeiramente, é importante falarmos da Lei de Nº 11.705/2008, a conhecida Lei Seca, criada em 2012. A intenção dessa lei é reforçar as normas do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe que as pessoas conduzam veículos alcoolizadas.

A Lei Seca determina que qualquer motorista flagrado com um índice superior a 0,1 mg/L de álcool no sangue, ou que apresente sintomas de embriaguez, deve ser detido e penalizado.

A multa por dirigir embriagado pode chegar a R$2 mil reais e 7 pontos na carteira, além de suspensão da CNH, apreensão do veículo e, por vezes, detenção de seis meses a um ano, nos casos mais graves.

O rigor da lei se deve ao alto índice de acidentes de trânsito causados por embriaguez, um número que, na época da criação da lei, registrava o óbito de mais de um milhão de vítimas de irresponsabilidade no volante.

Para se auferir se o condutor está mesmo sob efeito de álcool, é realizado o teste do bafômetro.


Como funciona o teste do bafômetro?


Mesmo os precavidos e conscientes têm curiosidade para saber como funciona esse aparelho; que na verdade se chama etilômetro.

O aparelho usado por autoridades policiais e fiscais, conhecido popularmente como bafômetro, é destinado à medir o teor alcoólico expirado da boca dos motoristas. Para fazer esse cálculo, o motorista dá uma baforada no medidor, que dará o resultado de imediato.

“Então basta eu escovar os dentes que não cairei no bafômetro?” Não.

O bafômetro não leva em consideração o hálito, mas sim o teor alcoólico presente no sangue que, por consequência de um processo chamado de hematose, emite no ar presente nos pulmões um teor pequeno — mas perceptível — de álcool, facilmente notado ao se soprar no bucal do etilômetro.

Tomou só uma caneca de cerveja, mas se sente sóbrio? Não se engane! Essa única caneca é o suficiente para diminuir seus reflexos e sua capacidade de resposta, além de ser o suficiente para te colocar acima dos 0,1 mg/L de concentração de álcool permitidos por lei.


Não quero cair no bafômetro, quanto tempo tenho que ficar sem beber antes de dirigir?


Como falamos, o limite da concentração de álcool no sangue é de 0,1 mg/L, ou seja, você tem que ficar sem dirigir até que esse teor alcoólico diminua. Eis aí a verdadeira questão: quanto tempo leva para a concentração de álcool no sangue regredir?

A resposta para essa pergunta é muito ambígua, pois varia de pessoa para pessoa, dependendo muito do quanto você bebeu, o que bebeu, sua idade, estatura, se é homem ou mulher. Tudo influencia no tempo que seu metabolismo leva para absorver de vez a bebida.

Segundo a própria Polícia Federal, para cada dose de álcool, é necessário esperar em média uma hora antes de dirigir, chegando a ser preciso de 6 a 8 horas para que o organismo elimine de vez toda a presença do álcool.

Concluindo, o tempo para dirigir depois de beber pode ir de uma a oito horas, um período bastante extenso para quem não quer voltar pra casa a pé. Por isso, a dica é ter sempre um motorista da vez, o que não pode é dirigir depois de beber.

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br