assinatura
HOME


Dirigir quase todo mundo sabe. Quando é necessário dar uma conferida na água ou no óleo, é só passar no posto. Mas, e quando é preciso abrir o capô porque deu algum problema? Ou simplesmente conferir o serviço do mecânico? Você está preparado pra isso? A primeira coisa a aprender é quais são as principais peças do seu carro.

É muito fácil. Vamos lá!

É claro que você sabe onde fica o motor do carro. Aí também não, né? Mas identificar as peças do motor, ao menos as principais, vez ou outra é difícil para os menos familiarizados. Tudo começa com o formato do motor, que é cilíndrico. Nele, há um pistão se movendo para cima e para baixo. Os motores podem ter de quatro a oito cilindros, normalmente, e eles se dispõem no motor em forma de “V” ou em linha. O pistão de que já falamos serve para impedir a mistura de ar e combustível e mantém o óleo no cárter, impedindo vazamentos para a área de combustão.

Você também vai observar a vela de ignição; já deve ter ouvido falar delas. São elas que permitem a combustão – que é uma pequena explosão necessária para o arranque do motor, o que se dá através de uma faísca deflagrada cirurgicamente pela vela após o acionamento do motor. Quando isso ocorre, as válvulas de admissão e escape funcionam como um sifão, abrindo e fechando para permitir alternadamente o ingresso e a saída do ar e do combustível, senão o motor pega fogo ou não funciona!

Finalmente, a biela, o virabrequim e o cárter. A biela é uma haste que une o pistão ao eixo do motor, permitindo a mudança do ângulo de funcionamento do veículo. O virabrequim permite, através do movimento do pistão, o acionamento e funcionamento das rodas do veículo. O cárter tem tudo a ver com o óleo do motor: como ele envolve o virabrequim, mantém uma reserva vital de óleo para impedir que o motor funda por causa do atrito das peças de metal em seu interior.

Pronto! Agora você já conhece o básico das principais peças do motor. Aproveite e passe em um posto de combustíveis da Distribuidora Rio Branco para dar uma conferida no óleo, abrir o capô e testar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br