assinatura
HOME


Então, comprou o tão sonhado primeiro carro, não é mesmo? Não há nada como ter a liberdade de não depender mais de transporte público e poder dirigir para onde quiser, quando quiser. Mas se ainda é motorista de primeira viagem, é importante que tome alguns cuidados antes de deixar as vias comuns e partir para uma aventura nas rodovias do país.

Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber pagar pegar a estrada com tranquilidade. São dicas que você não aprende na autoescola. Confira!


Manutenção em dia



Antes de mais nada, certifique-se que o carro está em dia com a manutenção. Confira nível do óleo, o nível de água do radiador, calibre os pneus (inclusive o estepe), certifique-se de abastecer combustível suficiente para toda a viagem, confira alinhamento, balanceamento, luzes e lâmpadas e pastilhas de freio.

É muita coisa? Talvez. Mas segurança nunca é demais.


Durma bem



Se a intenção é pegar estrada logo no nascer do dia, certifique-se de dormir cedo na noite anterior. Pegar estrada com sono é dar sorte ao azar. Ainda que ache, por um momento, que é capaz de dirigir sonolento, saiba que seus reflexos são comprometidos quando você não está com o corpo plenamente descansado.

E lembre-se: você ainda não tem experiência na estrada!


Use o cinto



Certifique-se de que não só você, mas também todos os passageiros, estejam usando o cinto de segurança. É extremamente importante prezar pela segurança, ainda mais na estrada.


Mantenha distância



Uma dica de ouro que irá te poupar de diversos sustos é manter uma boa distância do veículo da frente. Uma distância segura é a distância que te permite ver com facilidade as rodas traseiras do veículo. Essa precaução vai te propiciar tempo de resposta suficiente para frear ou desviar caso ocorra qualquer imprevisto.


Cuidado com ultrapassagens



Se é sua primeira vez na estrada é bom não arriscar uma ultrapassagem desnecessária, caso não se sinta confortável para isso. Acostume-se mais com a direção, dê tempo ao tempo. Contente-se em dirigir na velocidade certa e seguir sua viagem sem dores de cabeça, sempre atento à sinalização.

Agora, se você se sente confiante, lembre-se: sempre ultrapasse pela esquerda e, fique sempre atento aos veículos às suas costas e aos que veem do outro lado da pista. Comece praticando ultrapassagens contra veículos menores e que deem preferência. Nunca se arrisque!


Não viaje sozinho




Se é a sua primeira vez pegando estrada, independentemente da distância do percurso, você pode sentir a necessidade de um acompanhante mais experiente e que possa tomar a direção caso seja necessário. Convide um amigo, também motorista, para visitar a cidade ao lado, vai ser um bom passeio e ele poderá te dar algumas dicas enquanto você adquire experiência.


Feche os vidros




Se vai dirigir na estrada tenha em mente que não estará sozinho, haverá veículos muito maiores de ambos os lados da pista. Manter os vidros fechados irá evitar deslocamentos de ar dentro do seu carro, deslocamento este causado por veículos que passam ao seu lado em alta velocidade. Se o vidro estiver parcialmente aberto, o ar gerado vai entrar na cabine e não encontrará saída, podendo desestabilizar a direção, podendo causar um acidente. As duas opções que você tem, são: mantenha todos os vidros fechados ou, mantenha todos os vidros abertos.


Essas foram as nossas dicas para você que vai pegar a estrada pela primeira vez. Se precisar abastecer, trocar o óleo ou até tomar um café, lembre-se que você encontra Postos Rio Branco Combustíveis nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Confira aqui todos os endereços e não fique na mão na hora de pegar estrada. Boa viagem!

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br