assinatura
HOME




Praticar atividade física é a chave para quem busca o bem-estar, sabe por quê??


Se você é daqueles que detesta o simples ato de calçar um tênis de corrida e suar a camisa, certamente nunca se deu conta do quanto a prática de atividades físicas pode resultar em um aumento significativo da qualidade de vida e da sensação de bem-estar.

Talvez o seu asco pela prática sequer seja sua culpa, afinal, há diversos fatores externos que podem nos levar ao sedentarismo, como a falta de tempo, excesso de responsabilidades, má orientação, falta de dinheiro ou até mesmo a… preguiça. Seja qual for o motivo, nunca é tarde demais para começar a colocar o corpo em movimento.

Há inúmeros benefícios de se abandonar a zona de conforto e dar um fim a inércia, e é disso que falaremos a seguir.


Bem-estar, o que é?


Caracterizado como o conjunto de elementos responsáveis pela qualidade de vida, a promoção do bem-estar deveria ser o mote de qualquer um que tenha como objetivo ajudar outras pessoas a alcançarem degraus mais altos na escadaria da felicidade.

Dinheiro é importante? Sem dúvidas, mas o bem-estar não se trata apenas do quanto você tem disponível na sua conta bancária. Saúde, lazer, satisfação, relacionamentos, emprego, tudo colabora para o desenvolvimento do bem-estar individual. Atividades físicas, por exemplo, são responsáveis pela diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de liberar substâncias no organismo, como a endorfina, responsável por promover a sensação de motivação, alegria e disposição.

Entendido o conceito de bem-estar, é importante que você entenda claramente como a pratica de atividades físicas pode te trazer benefícios diversos.



Atividades físicas para melhoria de qualidade de vida


Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizado com 2054 pessoas, entre 18 e 60 anos, em 98 municípios do Brasil, apontam que 60% dos entrevistados não praticam nenhum tipo de atividade física, um número que pode ser entendido como expressão do cenário nacional. O índice aponta ainda que o número de pessoas que não praticam atividades físicas aumenta conforme a faixa etária.

O resultado desse sedentarismo, segundo o Ministério da Saúde, é que 54% dessas pessoas correm risco morte por cardiopatia, 50% por acidente vascular cerebral, 37% por cancro. Ou seja, a falta de atividade física resulta em má qualidade de vida e, por consequência, morte prematura.

Para combater estes números é altamente recomendado a prática regular de exercícios físicos. Uma boa opção para quem está começando é a corrida, que não exige nada além de um bom tênis e uma pista, além de ser ótima para se praticar em conjunto com outras pessoas. Outras alternativas para quem não considera corrida atrativa, são: natação, futebol, vôlei, dança, aeróbico, bicicleta, academia. E para os mais radicais, mountain bike e montanhismo.

Para quem está literalmente começando agora, vale a pena visitar um educador físico, que vai te dar orientações para não extrapolar nos exercícios e não terminar o dia pior do que começou, além de diversas outras orientações.

Se você quer ter mais satisfação e bem-estar, não deixe de praticar atividades físicas, pois elas são um importante fator para manter seu corpo e sua mente preparados para os desafios do dia a dia, auxiliando na sua saúde e autoestima.

A Rio Branco é uma empresa que promove a saúde, o bem estar e incentiva seus colaboradores na prática de esportes com seus mais diversos programas de qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br