assinatura
HOME

Falou em carro, falou em manutenção, em pneu, IPVA e… combustível! Esses são os principais responsáveis pelas maiores despesas agregadas ao automóvel.

Se combustível é um item indispensável, porque sem combustível o carro não sai do lugar, com certeza investir esforços e estratégias para fazê-lo render não é uma má ideia, não é mesmo? Gastar combustível de maneira mais inteligente e econômica é uma forma de manter o carro na estrada e o dinheiro no bolso.

Mas, como fazê-lo? Continue lendo que vamos te passar algumas dicas para economizar combustível e fugir do vermelho.


Por que dirigir se você pode andar?

A primeira dica a se levar em conta é que há trajetos e itinerários que envolvem rotinas domésticas e profissionais que não necessariamente precisam ser feitos de carro. Distâncias que podem ser vencidas com caminhadas saudáveis de cinco a dez minutos e sem nenhuma pressa ou stress não te obrigam a tirar seu veículo da garagem! Você se distrai e gasta menos com combustível.

Pequenas ou longas viagens não precisam, também, ser realizadas no seu veículo. Há excelentes opções de ônibus confortáveis e voos domésticos que, contabilizados na ponta do lápis, são mais em conta do que encher o tanque de combustível do seu carro.


Faça amizade com seu vizinho

Se você e seu vizinho moram próximos e trabalham também perto, está mais do que na hora de combinarem uma forma de caronas recíprocas e solidárias, que devem envolver o máximo de pessoas possíveis do seu relacionamento. Você vai ver como isso altera para melhor a parte do seu orçamento dedicada às despesas com abastecimento do seu carro – sem falar que aumenta seu círculo de bons relacionamentos sociais. E é uma atitude ecologicamente correta.

Mantenha a manutenção em dia

Mas vamos supor que ir de carro próprio para este ou aquele lugar é inevitável por uma série de fatores (tempo, distância, família, comodidade, etc). Então, como economizar na hora de pisar, de fato, no acelerador?

Sabe as revisões periódicas do seu veículo? Mantenha elas em dia. Um veículo com velas novas, pneus bem calibrados, filtros limpos e rodas alinhadas, garante a melhor performance do motor e do combustível. Se o veículo está revisado, seu consumo vai ser o previsto em manual, ou bem próximo disso.

Outra dica é evitar acelerações e desacelerações intensas e súbitas – a menos que o trânsito das grandes cidades o exija. Trocar as marchas na hora certa é um fator crucial para economizar combustível. Troque de marcha quando o motor “pedir”; motoristas experientes entendem disso. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de conferir o manual do veículo, ele oferece a velocidade indicada para a troca de cada marcha.

Quer saber de um segredo muito bem guardado pelas fábricas e montadoras de veículos? Eles são projetados para funcionar mais, e melhor, com o tanque de combustível cheio. Assim, nada de esperar o indicador da reserva do tanque para abastecer, mantenha-o sempre acima do limite da metade do combustível. Assim você economiza mais e roda mais tranquilo.

E aí, tem outra dica para economizar combustível?

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br