assinatura
HOME

Não sabe como calibrar os pneus do seu veículo de forma correta? Vamos te ensinar!



Tudo no veículo, do rendimento do motor à economia de combustível, depende do bom estado dos pneus. E, para mantê-los sempre em dia, é importante a calibragem correta ao menos uma vez na semana. Não importa se você vai viajar ou não – marque esse compromisso semanal, ok?

Mas como calibrar pneus de maneira correta?


Essa é uma tarefa aparentemente tão simples que muitas vezes é esquecida pelo(a) motorista. E é o(a) motorista, o(a) dono(a) do veículo, que tem que se desincumbir disso e inserir os cuidados periódicos indispensáveis ao bom estado dos pneus em sua agenda vitalícia.


A calibragem periódica dos pneus torna seu veículo mais eficiente



A área específica do pneu que entra em contato com o solo é definida pela calibragem de cada veículo de acordo com a carga. Se os pneus estiverem murchos, o motor vai fazer mais força para que o veículo se movimente, e, consequentemente, gastará até 20% a mais ao ano com combustível quando os pneus estiverem descalibrados – ruim, não é mesmo?

Mas não é somente no quesito “economia” que a correta calibragem influência. A segurança do seu carro, e sua e de seus entes queridos, também se ressentem de pneus murchos demais, ou muito cheios, fora do padrão recomendado pela fábrica e determinado no manual do proprietário. A capacidade de frenagem, a distância entre o momento em que você aciona o pedal do freio e o local em que o veículo de fato breca, são afetados pelos pneus em mau estado de conservação ou sem a calibragem correta em dia.


Falamos acima de pneus cheios demais, porque eles também afetam negativamente o funcionamento do carro. Quando estiverem calibrados para além do recomendado pela fábrica, seu centro fica mais cheio e suas laterais mais vazias, o que causa desconforto para os ocupantes do carro e pouca estabilidade em vias de rodagem menos conservadas ou em curvas de média e alta velocidade. A estabilidade do veículo vai ser comprometida.


Então, qual a forma correta de se calibrar os pneus?



A calibragem correta dos pneus do seu carro será sempre aquela indicada pelo fabricante, não importa o que outras pessoas podem dizer, seja essa pessoa seu mecânico de confiança, o frentista que habitualmente abastece seu carro ou “aquele” primo que entende do assunto – toda família sempre tem um assim.  As informações sobre os pneus, dentre elas a calibragem recomendada, ficam no manual de instruções, na parte interna da porta e na tampa do tanque do combustível – tudo para que você não se esqueça destes dados vitais.

Apesar da periodicidade recomendável da calibragem ser semanal, convém sempre olhar de novo, conferir e calibrar de novo, se você for fazer viagens (ainda que curtas) ou se simplesmente sentir no visual que o pneu anda meio murcho. Afinal de contas, você pode ter furado o pneu em um prego ou submetido o carro a um duro castigo em uma estrada esburacada – isso afeta os pneus e te obriga a calibrar de novo.


Sempre que visitar um de nossos postos de combustível, lembre-se de fazer a calibragem dos pneus, isso ou ao visitar sua oficina mecânica de confiança. Outra opção é calibrar os pneus com nitrogênio quando a intenção é manter a calibragem inalterada, pois este gás mantém a pressão em todas as temperaturas e por mais tempo; mas geralmente, não é muito disponível em postos de combustíveis, que geralmente oferecem apenas bombas de ar comprimido.


Ah, e não se esqueça de calibrar também o estepe, afinal, você nunca sabe quando pode precisar dele.


Se precisa calibrar os pneus do seu veículo, não deixe de fazê-lo ao visitar os postos de combustível da Rede Rio Branco. Se precisar de uma mão, basta falar com um de nossos frentistas, ele está à sua disposição.

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br