assinatura
HOME




Se você quer cuidar melhor seu carro não deixe de seguir essas dicas de ouro.




Ao adquirir um carro novo você tem que ter em mente que, assim como um filho, ele exige certos cuidados. Se você pensa em revendê-lo um dia, com certeza vai querer preservá-lo para que ele não se desvalorize demais, e ainda que não tenha essa intenção, com certeza vai querer tomar certos cuidados para evitar gastos e dores de cabeça no futuro.
Pensando nisso, separamos alguns itens para estarem sempre presentes na sua agenda. Seguindo essas precauções, você poderá cuidar melhor do seu carro e ter a certeza de que está mantendo-o sob as melhores condições possíveis.


Calibre os pneus toda semana




Como falamos aqui, a calibragem periódica e adequada dos pneus reduz o desgaste dos mesmos, previne o desgaste de outras peças, o excesso de gasto de combustível, e claro, também evita acidentes. É o cuidado mais simples a ser tomado e não te custará mais do que um minuto do seu tempo toda vez que for abastecer.



Faça alinhamento e balanceamento




A cada dez mil quilômetros rodados, ou após a troca dos pneus, leve o seu carro para fazer o alinhamento e balanceamento das rodas. Esse cuidado é necessário para evitar o desgaste excessivo dos pneus e evitar a perda de controle ao conduzir o veículo.



Verifique o nível de óleo e água




Essa é uma tarefa fácil e que exige muito pouco conhecimento técnico.
O nível do óleo do motor deve ser verificado regularmente, e trocado a cada dez mil quilômetros rodados, ou seis meses; o que vier primeiro. Falamos mais sobre isso aqui.
O líquido de arrefecimento, composto por água e aditivos, deve ser verificado e trocado com a mesma frequência, pois é ele o responsável por controlar a temperatura do motor e de suas peças. Saiba mais sobre isso clicando aqui.



Mantenha o carro limpo




Um cuidado que vai muito além da vaidade.
A sujeira externa em um veículo compromete a pintura, causando avarias, como manchas e riscos. A sujeira interna, por sua vez, pode causar problemas alérgicos a você e sua família, já que o carpete e o estofado sujo acumulam ácaros e bactérias.



Não se esqueça de limpar o motor



O motor do carro não chega a ter melhor desempenho quando está limpo, mas seu aspecto pode influenciar na percepção de possíveis vazamentos e recuos. De tempos em tempos leve o veículo ao seu mecânico de confiança para que seja realizada a limpeza do motor. É um cuidado simples que vai favorecer a inspeção e constatação de possíveis problemas futuros.


Evite o uso de peças paralelas




Ainda que sejam mais caras, as peças originais são fabricadas sob rigorosos testes de qualidade, garantindo a resistência e o desempenho pretendidos. O mesmo não pode se dizer de peças paralelas, que não contam com selos e atestados de segurança e desempenho.
Pastilhas de freio paralelas, por exemplo, podem te colocar em perigo, por não contarem com a mesma aderência e fricção das suas irmãs originais. São mais baratas? Sim. Mas são alguns trocados economizados que podem ser cobrados com juros no futuro.


Essas foram algumas dicas que separamos para te ajudar a cuidar melhor do seu carro. São soluções simples que vão fazer a diferença a longo prazo, garantindo que seu veículo dure muito mais e mantenha o excelente desempenho por muito mais tempo.


Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Conta pra gente.

Deixe uma resposta

Blog da Rio Branco é desenvolvido em WordPress. Editado por Andressa Aparecida Santos.

Copyright 2011 - Distribuidora Rio Branco.
www.riobrancopetroleo.com.br